A 26 de Abril celebra-se o Dia Mundial da Propriedade Intelectual. Este dia foi adoptado pelos Estados Membros da OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual) em 2000, com a finalidade de expandir a compreensão geral da Propriedade Intelectual. 26 de Abril foi a data na qual Convenção da OMPI entrou em vigor, em 1970. Desde então, o dia tem proporcionado uma oportunidade única a cada ano de as pessoas se reunirem ou realizarem actividades diversas para reflectir sobre como a PI pode contribuir para a expansão das actividades criativas e dos negócios.
Este ano o dia é comemorando sob o lema “Propriedade Intelectual e as Pequenas
e Médias Empresas: levar suas ideias ao mercado”.
Segundo a OMPI, “Toda
empresa começa com uma ideia. Cada uma dos milhões de PME que operam nos quatro
cantos do planeta todos os dias começou com uma ideia que brotou na mente de
alguém e conseguiu chegar ao mercado.
Algumas dessas ideias são
convertidas em produtos e serviços que temos vontade de adquirir. Já outras não
chegam até aí. A jornada até o mercado pode ser arriscada. Mas focando na PI,
as empresas podem antecipar, navegar e gerir melhor as muitas voltas e
reviravoltas que surgem no caminho rumo à comercialização.
Neste momento em que a
retomada económica é de vital importância, o Dia Mundial da Propriedade
Intelectual 2021 projecta luz sobre o papel fundamental das PME para a economia
e sobre como elas podem fazer uso dos direitos da PI para construir negócios
mais sólidos, competitivos e resilientes. As PME constituem a espinha dorsal
das economias nacionais. Elas fornecem os bens e serviços de que precisamos
diariamente, incubam inovações revolucionárias e criações inspiradoras, e geram
empregos. Algumas delas serão as grandes empresas de amanhã.
As PME representam cerca de
90% das empresas no mundo todo, empregam em torno de 50% da força de trabalho
mundial e geram até 40% da renda nacional em muitas economias emergentes, ou
até mais se contarmos os negócios informais.
Cada um desses
empreendimentos empresariais pegou uma ideia e aliou-a à engenhosidade, para
criar um produto ou serviço desejado pelos consumidores. E cada um deles pode
fazer uso da PI para salvaguardar e criar valor a partir de seus activos
comerciais. Porém, muitos não sabem que detêm PI ou que a PI é algo que tem
valor. Isto significa que muitos deixam de aproveitar oportunidades de melhorar
lucros e crescer. Estudos demonstram que as empresas com conhecimentos sobre PI
e aquelas que adquirem e gerenciam direitos de PI são mais bem-sucedidas”.
Para mais detalhes acesse https://www.wipo.int/ipday.
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