sexta-feira, 23 de abril de 2021

A PROTECÇÃO DOS ACTIVOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL (III): COMO OBTER A PROTECÇÃO INTERNACIONAL DE DESENHOS COM O SISTEMA DE HAIA

A criação de desenhos atraentes e distintivos é provavelmente um elemento central da estratégia comercial das PMEs. Um desenho forte ajuda a diferenciar os produtos de uma empresa dos dos seus concorrentes, e a obter reconhecimento e visibilidade no mercado. Os desenhos (o formato, a forma, os padrões, como linhas ou a cor que compõe a parte ornamental do produto) constituem um valioso activo comercial. A sua protecção é essencial pelos seguintes motivos:

1. Os direitos exclusivos associados à protecção do desenho vão permitir-lhe licenciar para terceiros a utilização desse desenho mediante pagamento de uma taxa, o que gera um fluxo de receitas para sua empresa.

2. A protecção contra cópias e contrafacções vai fortalecer a sua posição concorrencial e o valor comercial da sua empresa e dos seus produtos. Isto, por sua vez, vai estimular o crescimento dos negócios.

3. À medida que uma PME expande-se para novos mercados globais, a protecção de seus desenhos em escala internacional vai ser primordial. É aqui que entra em jogo o Sistema de Haia da OMPI.

4. Pesquisas realizadas pelo Instituto de Propriedade Intelectual da União Europeia revelam que as PMEs que possuem direitos de desenho registram uma receita por funcionário 17% mais elevada do que aquelas que não os possuem.

A nível nacional o registo deve ser feito junto do Instituto da Propriedade Industrial.

Para mais detalhes: https://www.wipo.int/ipday. 

Sem comentários:

HISTÓRICO! ESTADOS MEMBROS DA OMPI ADOPTAM TRATADO SOBRE PROPRIEDADE INTELECTUAL, RECURSOS GENÉTICOS E CONHECIMENTO TRADICIONAL ASSOCIADO

  Os Estados membros da OMPI aprovaram no dia 24 de Maio corrente um novo tratado inovador relacionado com a propriedade intelectual (PI), o...