terça-feira, 19 de maio de 2020

MOÇAMBIQUE JÁ É OFICIALMENTE MEMBRO DO PROTOCOLO DE BANJUL

O Governo da República de Moçambique depositou o seu Instrumento de Adesão ao Protocolo de Banjul em Marcas com o Director Geral da ARIPO a 15 de Maio de 2020. De acordo com as disposições do Protocolo, este último entrará em vigor em relação à República de Moçambique a 15 de Agosto de 2020. Isto quer dizer que a partir desta data Moçambique passa a ser elegível para designação de registos regionais.

A implementação do Protocolo de Banjul será imediata uma vez que Moçambique já havia promulgado disposições no seu Código de Propriedade Intelectual (Decreto nº 47/2015, de 31 de Dezembro de 2015) para o efeito[1].

Vale lembrar que a resolução que ratifica a adesão da República de Moçambique ao Protocolo de Banjul Sobre Marcas foi aprovada pelo Governo de Moçambique, na sua 33ª Sessão Ordinária, no dia 19 de Setembro de 2017.

A adesão ao Protocolo de Banjul pela República de Moçambique eleva o número de Estados-Membros partes no Protocolo para onze (Botswana, Malawi, Tanzânia, Lesotho, Namíbia, Uganda, Libéria, Eswatini, Zimbabwe, São Tomé e Príncipe e Moçambique).

Sobre a ARIPO

A Organização Regional de Propriedade Intelectual da África (ARIPO) é uma organização intergovernamental que facilita a cooperação entre os Estados membros em questões de propriedade intelectual, com o objectivo de reunir recursos financeiros e humanos e buscar avanço tecnológico em termos económicos, sociais, tecnológicos, desenvolvimento científico e industrial. A afiliação à organização está aberta a todos os Estados Membros da União Africana (UA) ou da Comissão Económica das Nações Unidas para África (ECA).

Os actuais membros da Organização são: Botsuana, Gâmbia, Gana, Quénia, Lesotho, Libéria, Malawi, Moçambique, Namíbia, Ruanda, São Tomé e Príncipe, Serra Leoa, Somália, Sudão, Eswatini, Uganda, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

O Secretariado da ARIPO está sediado em Harare, Zimbabwe.



[1] Ver artigos 142 a 153 do Código da Propriedade Industrial.


Sem comentários:

HISTÓRICO! ESTADOS MEMBROS DA OMPI ADOPTAM TRATADO SOBRE PROPRIEDADE INTELECTUAL, RECURSOS GENÉTICOS E CONHECIMENTO TRADICIONAL ASSOCIADO

  Os Estados membros da OMPI aprovaram no dia 24 de Maio corrente um novo tratado inovador relacionado com a propriedade intelectual (PI), o...