terça-feira, 17 de setembro de 2019

DIA AFRICANO DOS DIREITOS DE AUTOR E GESTÃO COLECTIVA


Celebra-se a 14 de Setembro o Dia Africano dos Direitos de Autor e Gestão Colectiva, como resultado de uma das iniciativas que foi concebida em Junho de 2017 por organizações de gestão colectiva de países africanos em colaboração com a CISAC (Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores)[1], e em conjunto produziram um plano estratégico para a gestão colectiva que incorporara o Dia Africano dos Direitos de Autor e Gestão Colectiva. O plano foi pré-validado em Harare e validado em Ruanda em Julho de 2017. Todas as organizações de gestão colectiva concordaram em assumir este dia como uma actividade nacional nos seus países.

Em Moçambique, para assinalar a data, a SOMAS[2] organizou um conjunto de palestras em algumas escolas (Secundária Josina Machel e Internacional de Maputo), na Associação dos Músicos (AMMO) e na Feira de Gastronomia e Arte (FEIMA).


[1] A CISAC é uma organização internacional não governamental sem fins lucrativos que visa proteger os direitos e promover os interesses dos criadores em todo o mundo. Defende uma forte protecção legal dos direitos de autor. É a maior rede internacional de sociedades de autores do mundo, também conhecidas como Organizações de Gestão Colectiva (CMOs – do Inglês Collective Management Organisations), sociedades de cobrança de direitos de autor / royalties, sociedades de cobrança ou Organizações de Direitos de Execução (PROs – do Inglês Performing Rights Organisations).
[2] A SOMAS – Associação Moçambicana de Autores, é uma associação de autores de diferentes áreas artísticas como a música, literatura, teatro, dança e produções audiovisuais. Tem como vocação a defesa dos direitos dos autores através de um sistema de gestão colectiva desses direitos em representação dos seus membros.



Sem comentários:

HISTÓRICO! ESTADOS MEMBROS DA OMPI ADOPTAM TRATADO SOBRE PROPRIEDADE INTELECTUAL, RECURSOS GENÉTICOS E CONHECIMENTO TRADICIONAL ASSOCIADO

  Os Estados membros da OMPI aprovaram no dia 24 de Maio corrente um novo tratado inovador relacionado com a propriedade intelectual (PI), o...