quinta-feira, 25 de julho de 2019

MODELO DE UTILIDADE

Imagem retirada do Google Images

É um direito exclusivo concedido para uma invenção, que permite ao seu titular impedir que outros usem comercialmente a invenção protegida, sem sua autorização, por um período limitado de tempo. Um modelo de utilidade é semelhante a uma patente. De facto, os modelos de utilidade são, às vezes, chamados de "pequenas patentes".
O modelo de utilidade é o produto resultante de uma modificação na forma, ou na disposição, de um objecto já existente e que represente uma melhoria de carácter funcional no seu uso ou no seu processo de fabrico. É a chamada “inovação”, nada mais sendo que um aperfeiçoamento na utilidade de algum produto, requerendo também a novidade, o uso na indústria e a actividade inventiva. A novidade, neste caso, seria basicamente formal, de disposição ou de fabricação.
As principais diferenças entre modelos de utilidade e patentes são as seguintes:
Os requisitos para adquirir um modelo de utilidade são menos rigorosos do que para patentes. Embora a exigência de "novidade" seja sempre cumprida, a de "etapa inventiva" ou "não-obviedade" pode ser muito menor ou ausente. Na prática, a protecção de modelos de utilidade é frequentemente procurada para inovações de carácter bastante incremental, que podem não atender aos critérios de patenteabilidade.
O prazo de protecção para modelos de utilidade é menor do que para patentes e varia de país para país (em Moçambique é de 15 anos não renováveis).
Na maioria dos países onde a protecção do modelo de utilidade está disponível, os escritórios de patentes não examinam os pedidos quanto à substância antes do registo. Isso significa que o processo de registo é geralmente mais simples e rápido.
Os modelos de utilidade são muito mais baratos de obter e manter. São considerados particularmente adequados para as PMEs que fazem melhorias "menores" e adaptações de produtos existentes. Os modelos de utilidade são usados principalmente para inovações mecânicas.
Entre em contacto connosco na Braz & Associados (info@baipa.co.mz) para mais informações ou assistência.

Sem comentários:

HISTÓRICO! ESTADOS MEMBROS DA OMPI ADOPTAM TRATADO SOBRE PROPRIEDADE INTELECTUAL, RECURSOS GENÉTICOS E CONHECIMENTO TRADICIONAL ASSOCIADO

  Os Estados membros da OMPI aprovaram no dia 24 de Maio corrente um novo tratado inovador relacionado com a propriedade intelectual (PI), o...