Entre os dias 7 e 9 do corrente mês a Baipa
organizou um Seminário sobre falsificação e protecção de marcas. Naquele que
constituiu a sua primeira acção do género, o seminário tinha como grupo alvo os
inspectores da INAE (Inspecção Nacional das Actividades Económicas) e
colaboradores da ARLOG Moçambique, Lda, uma empresa vocacionada na segurança e investigação
e que tem colaborado com Baipa em matéria de combate a contrafacção.
A formação teve uma forte componente prática através
da qual foram ministrados conhecimentos sobre a identificação de produtos
contrafeitos e sua comparação com os produtos originais. Estas sessões foram
dirigidas por especialistas estrangeiros representantes de várias marcas como a
Puma, Kiwi, GSK, Nike, Castrol, Louis Vuitton, entre outros.
No final, a Inspectora Geral da INAE, Sra. Rita Freitas,
mostrou-se agradada pela forma como o seminário decorreu e sobretudo pela importância
que acções de formação do género têm para a sua instituição, na medida em que
permitem aos inspectores obter um melhor conhecimento sobre as marcas e adoptar
as melhores estratégias para o combate à contrafacção que tem causado grandes prejuízos
aos consumidores, em particular, e ao país, em geral.
Foi opinião unânime que dada a sua importância, seminários
desta natureza devem ser feitos de forma regular (o ideal seriam 4 edições por
ano) e com incidência nas marcas cujos produtos têm muita circulação no mercado
nacional.
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