segunda-feira, 13 de maio de 2019

BAIPA ORGANIZA SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO EM ANTI-CONTRAFACÇÃO


Entre os dias 7 e 9 do corrente mês a Baipa organizou um Seminário sobre falsificação e protecção de marcas. Naquele que constituiu a sua primeira acção do género, o seminário tinha como grupo alvo os inspectores da INAE (Inspecção Nacional das Actividades Económicas) e colaboradores da ARLOG Moçambique, Lda, uma empresa vocacionada na segurança e investigação e que tem colaborado com Baipa em matéria de combate a contrafacção.
A formação teve uma forte componente prática através da qual foram ministrados conhecimentos sobre a identificação de produtos contrafeitos e sua comparação com os produtos originais. Estas sessões foram dirigidas por especialistas estrangeiros representantes de várias marcas como a Puma, Kiwi, GSK, Nike, Castrol, Louis Vuitton, entre outros.
No final, a Inspectora Geral da INAE, Sra. Rita Freitas, mostrou-se agradada pela forma como o seminário decorreu e sobretudo pela importância que acções de formação do género têm para a sua instituição, na medida em que permitem aos inspectores obter um melhor conhecimento sobre as marcas e adoptar as melhores estratégias para o combate à contrafacção que tem causado grandes prejuízos aos consumidores, em particular, e ao país, em geral.
Foi opinião unânime que dada a sua importância, seminários desta natureza devem ser feitos de forma regular (o ideal seriam 4 edições por ano) e com incidência nas marcas cujos produtos têm muita circulação no mercado nacional.








Sem comentários:

HISTÓRICO! ESTADOS MEMBROS DA OMPI ADOPTAM TRATADO SOBRE PROPRIEDADE INTELECTUAL, RECURSOS GENÉTICOS E CONHECIMENTO TRADICIONAL ASSOCIADO

  Os Estados membros da OMPI aprovaram no dia 24 de Maio corrente um novo tratado inovador relacionado com a propriedade intelectual (PI), o...