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Há uns dias participei num evento de empreendedorismo. Para além da sessão de apresentação de temas seguida de debate, havia em simultâneo uma exposição-venda de produtos e serviços.
Pelo que pude me aperceber,
tanto durante a sessão como pela interacção que tive com muitos intervenientes
pude constatar o seguinte:
A maior parte das
empresas que participaram não tem conhecimento sobre a importância do registo
de marcas de produtos e serviços, razão pela qual não registaram as suas
marcas, ainda que já estejam no mercado há um tempo considerável (algumas
empresas já actuam h amais de cinco anos!).
O branding[1]
(design das marcas, empacotamento e apresentação) é muito fraco. Muitas
embalagens têm etiquetas que mal se conseguem ler, quase todas têm em destaque
o nome do produto, remetendo a marca para uma posição secundário e que mal se
consegue vislumbrar, o design gráfico de algumas marcas dificulta a leitura da
própria marca, o que é contraproducente, algumas marcas descrevem o próprio
produto, o que em sede de registo seriam recusadas.
Esta não é uma crítica às
pessoas ou empresas nessa situação, mas tão somente uma mera constatação dos
factos. Até porque, a questão do registo de marcas, em particular, e da
propriedade intelectual, no geral, é desconhecida da maior parte das pessoas.
De forma sucinta, e para
o benefício de quem tenha interesse no assunto, deixo aqui ficar os seguintes
pontos:
Benefícios do Registo de Marca
Possuir um registo de marca oferece várias vantagens, incluindo, mas não limitadas
a:
a) Garante que não haja marca copiada ou semelhante fazendo-se passar por seu produto ou serviço no mercado, eliminando assim a possibilidade de ter que refazer a marca;
b) Aumenta o valor e imagem do negócio junto da opinião pública;
c) Garante a segurança jurídica de sua propriedade da marca e seu direito exclusivo de usá-la em todo o país em relação aos bens/serviços abrangidos pelo registo;
d) A possibilidade de interpor uma acção relativa à marca no próprio Instituto da Propriedade Industrial ou no Tribunal;
e) A possibilidade de intentar uma acção por contrafacção e outras infracções de marcas junto do INAE (Inspecção Nacional das Actividades Económicas);
f) Reduz significativamente os custos de aplicação (enforcement) dos direitos de marca;
g) Fornece as ferramentas para evitar que alguém use sinais semelhantes e se aproveite do seu negócio.
h) Assegura uma posição de negociação fortalecida.
As marcas registadas são essenciais para as empresas, pois afectam
significativamente a sua reputação e permitem que acumulem boa vontade
(goodwill) ao longo do tempo. Isso é particularmente importante para, sobretudo
para os produtos ou serviços que dependem muito das recomendações dos clientes.
Garantir o registo da sua marca vai proteger o seu negócio e promover o
respectivo crescimento.
Uma marca, que pode ser uma palavra, design, símbolo, frase ou slogan (ou
uma combinação deles), diferencia os serviços ou produtos do seu negócio dos da
concorrência. É um indicador da origem dos bens ou serviços, representando boa
vontade (goodwill) e qualidade. Isso garante aos clientes que eles sempre podem
esperar o mesmo alto padrão de serviços e produtos.
Todo o Cuidado É Pouco
Quando você está
iniciando seu negócio e depois de gastar tempo e esforço consideráveis para
lançar um produto ou serviço no mercado, a última coisa que você precisa é que
alguém apareça e venda uma imitação barata do seu produto ou serviço e
sequestre sua clientela. A realidade mostra que, infelizmente, há pessoas que
aproveitam a boleia do sucesso alheio.
Por isso, não deixe a marca e a reputação do seu
negócio desprotegidas. Proteja a sua marca e o crescimento e o sucesso futuros
da sua empresa. Para o efeito, entre em contacto connosco pelo info@baipa.co.mz
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primeira qualidade e uma explicação pormenorizada sobre por onde começar e qual
é o processo.
[1] Branding é uma estratégia de gestão
da marca, envolvendo todas as acções que têm por objectivo torná-la mais forte
e mais presente no mercado, sendo facilmente reconhecida e admirada pelo
público. Dito de outro modo, uma estratégia de marketing que consiste na gestão
de todos os processos de criação, desenvolvimento e comunicação/ exposição da
marca com o fim de granjear reconhecimento e prestígio e grande aceitação no
mercado (tornar a marca popular e deixá-la na mente do consumidor).
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