terça-feira, 24 de setembro de 2024

DIREITO E CULTURA: NOVAS TECNOLOGIAS E OS DIREITOS DE AUTOR

Este é o tema de uma das palestras integradas no rol de várias outras organizadas pela Ordem dos Advogados de Moçambique no âmbito das actividades levadas a cabo por ela para comemorar os seus trinta anos de existência. E, diga-se, em boa hora a organização inclui este tema no seu vasto programa, já que são raras as vezes em que o tema da propriedade intelectual é tido e achado.

Foram abordadas questões ligadas a Inteligência Artificial e sua possível regulação, a regulamentação da Lei dos Direitos de Autor, as Sociedades de Gestão Colectiva dos Direitos de Autor, o registo de obras, o funcionamento do sistema da propriedade industrial, e as possibilidades, potencialidades e oportunidades que os criadores podem obter através do registo dos seus direitos.

Foi pena que constrangimentos ligados ao tempo não permitiram o aprofundamento dos assuntos e não permitiu um debate mais profícuo como seria de desejar. Valeu, no entanto, pela oportunidade criada pela Ordem de trazer o tema à ribalta num evento de grande envergadura.

 



Sem comentários:

DIREITO E CULTURA: NOVAS TECNOLOGIAS E OS DIREITOS DE AUTOR

Este é o tema de uma das palestras integradas no rol de várias outras organizadas pela Ordem dos Advogados de Moçambique no âmbito das activ...