quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

2023

O que tem de ser feito de diferente neste ano de 2023 e, talvez, nos próximos anos para impulsionar o sistema da PI no país?

Nós na Braz & Associados acreditamos que, para além de desempenhar as funções que normalmente desempenhamos, quando se trata de direitos de propriedade intelectual, realmente precisamos chegar a mais empresas (sobretudo as PMEs), mais inovadores e criadores e trazer mais pessoas para o ecossistema da propriedade intelectual. É importante que mais pessoas saibam que as suas ideias, os seus projectos, as suas inovações e criações podem ser realmente protegidos e, em seguida, levadas ao mercado onde podem ter um grande impacto. Esse é que deve ser realmente o nosso foco.

A razão de ser dessa abordagem é a constatação de que há muitas empresas, empreendedores, inventores e criadores, tanto das zonas urbanas como das suburbanas e recônditas que não têm conhecimento e nem fazem parte do ecossistema. Mas, no entanto, eles são detentores de invenções e criações reais, com fortes possibilidades de serem patenteáveis e/ ou registáveis.

Para alcançar tal desiderato é necessário um trabalho minucioso e criterioso, que passa por identificar/ conhecer as pessoas onde elas estão. Que os “capturemos”, que tenhamos certeza de que eles estão protegendo as suas ideias, para que possamos ajuda-las a protegê-las e trazê-las para o impacto do mercado.

Outrossim, o trabalho passa também pela educação das pessoas para o fato de que, sim, o seu trabalho é registável ou potencialmente patenteável. Porque muitas pessoas não conhecem a propriedade intelectual, nem sequer sabem a diferença entre uma patente, uma marca, os direitos de autor, desenhos industriais, entre outros direitos. Portanto, não estamos apenas tentando educar aqueles com ideias, agora, estamos trabalhando para alcançar e educar a sociedade no geral sobre a necessidade e importância do registo dos direitos de propriedade intelectual.

HISTÓRICO! ESTADOS MEMBROS DA OMPI ADOPTAM TRATADO SOBRE PROPRIEDADE INTELECTUAL, RECURSOS GENÉTICOS E CONHECIMENTO TRADICIONAL ASSOCIADO

  Os Estados membros da OMPI aprovaram no dia 24 de Maio corrente um novo tratado inovador relacionado com a propriedade intelectual (PI), o...