sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

FACTOS RELEVANTES DE 2022

No ano prestes a findar há a assinalar os seguintes factos na área da propriedade industrial em Moçambique:

 

CAFÉ NEGÓCIOS – a Braz & Associados realizou no dia 29 de Março, em parceria com a Revista Negócios, um encontro destinado a discutir a relevância da propriedade industrial para as pequenas e médias empresas. Tomaram parte no evento Agentes Oficiais de Propriedade Industrial, representantes da Associação das Pequenas e Medias Empresas, da Inspecção Nacional das Actividades Económicas e do IPI.

 

FORMAÇÃO SOBRE CONTRAFACÇÃO DE MARCAS – em duas ocasiões diferentes, 27 de Abril e 27 de Outubro, a Braz & Associados realizou acções de formação sobre a contrafaccao de marcas, com enfase na aprendizagem sobre como identificar produtos contrafeitos e distingui-los dos originais. Com um naipe de oradores internacionais representantes de varias marcas, os eventos contaram com a participação de representantes da Inspecção Nacional das Actividades Económicas, da Polícia da República de Moçambique, do Ministério do Interior e das Alfandegas de Moçambique.

 

INVESTIDURA DE NOVOS AGENTES OFICIAIS DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL (AOPI,S) – no presente ano o Instituto da Propriedade Industrial investiu 88 novos AOPI’s (78 na Cidade de Maputo, 3 na Cidade da Neira e 7 na Cidade de Nampula). Os AOPI’s têm como atribuições representar e defender os interesses dos seus clientes junto do Instituto da Propriedade e contribuir na disseminação, junto dos agentes económicos, de informação referente a protecção dos direitos de propriedade industrial.

 

BRAZ & ASSOCIADOS VISITA OS ESCRITÓRIOS DA ARIPO – no dia 14 de Novembro representantes da Braz & Associados efectuaram uma visita de trabalho aos escritórios da ARIPO (Organização Regional Africana da Propriedade Intelectual) em Harare, Zimbabwe.

 

MAPUTO ACOLHE A 46ª SESSÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA ARIPO – de 21 a 25 de Novembro a capital moçambicana foi palco da realização da 46ª Sessão ordinária do Conselho de Administração da Organização Regional Africana da Propriedade Intelectual (ARIPO). Entre outras matérias, a reunião apreciou e aprovou o relatório do Director Geral da ARIPO sobre as actividades desenvolvidas em  2021, o Relatório de progresso da rede do Centro Regional de Apoio à Tecnologia e Inovação da OMPI-ARIPO (TISC) para os Estados Membros, os relatórios dos presidentes dos Comités Técnicos, designadamente do Comité Técnico dos Direitos de Autor e Direitos Conexos; do Comité Técnico de Proteção de Variedades de Plantas e do Comité Técnico dos Direitos da Propriedade Industrial.


DIRECTOR GERAL DA OMPI VISITA MOÇAMBIQUE – a visita de Daren Tang esteve enquadrada no âmbito da realização da 46ª Sessão do Conselho de Administração da ARIPO (Maputo, 21 a 25 de Novembro).


HISTÓRICO! ESTADOS MEMBROS DA OMPI ADOPTAM TRATADO SOBRE PROPRIEDADE INTELECTUAL, RECURSOS GENÉTICOS E CONHECIMENTO TRADICIONAL ASSOCIADO

  Os Estados membros da OMPI aprovaram no dia 24 de Maio corrente um novo tratado inovador relacionado com a propriedade intelectual (PI), o...